Formação de Identidade é a Nova Tendência?!
O Novo rumo da Moda seria a formação da identidade dos indivíduos e a criação de estilos próprios?!
Alguns consumidores com mais personalidade para desafiar o que é imposto pela Moda poderiam ser chamados de consumidores autorais?
O consumidor autoral é aquele que interfere diretamente nas composições dos trajes e está cada vez mais informado e menos suscetível às tendências de Moda.
Por que a Moda está tão democrática? Seria porque tudo está na Moda ou porque estamos prestes a finalmente presenciar uma Moda Revolucionária e não Evolucionária?!
Será que o Estilo Pessoal veio para mostrar que as Tendências de Moda estão para deixar de ser a real tendência?
A roupa só teve como única característica o vestir na época dos homens da caverna, que tinham a necessidade de cobrir sua intimidade. Ao longo do tempo, a roupa veio mostrando que sua função menos importante era essa. A sociedade passou a ver nas roupas uma forma de distinção social e pessoal. A roupa mostrou ter diversas funções como proteção, pudor, encobrimento, impudor, atração, comunicação, expressão individual, importância social, importância econômica, símbolo político, condição religiosa, lazer.
Porém, as roupas sempre tiveram caráter dúplice e diametralmente opostos, ou seja, a busca pela individualidade e a necessidade de integração social.
Como sou capaz de me definir como indivíduo se preciso me vestir como os outros para me sentir inserida socialmente?!
Foi no final da Idade Média e princípio do Renascimento, que a Moda surgiu como é hoje, com a noção de indivíduo e de sociedade através da tradição.
Com isso, a Moda passou a ser confundida com um princípio de leitura social e moral.
A Moda, hoje, dificilmente, poderá ser associada apenas à inserção de classe social. Ela passou a ser uma Moda de Consumo. Não é só fazer parte da sociedade que eu gostaria de estar inserida, é também poder consumir como ela consome, ou seja, de maneira desenfreada.
A Moda de Consumo é mais complexa do que a Moda de Classe, pois deve satisfazer os desejos de um consumidor altamente globalizado que busca definir sua identidade pessoal em meio a tanta informação.
Será que somos apenas Vítimas da Moda?!
Vamos refletir...
O Novo rumo da Moda seria a formação da identidade dos indivíduos e a criação de estilos próprios?!
Alguns consumidores com mais personalidade para desafiar o que é imposto pela Moda poderiam ser chamados de consumidores autorais?
O consumidor autoral é aquele que interfere diretamente nas composições dos trajes e está cada vez mais informado e menos suscetível às tendências de Moda.
Por que a Moda está tão democrática? Seria porque tudo está na Moda ou porque estamos prestes a finalmente presenciar uma Moda Revolucionária e não Evolucionária?!
Será que o Estilo Pessoal veio para mostrar que as Tendências de Moda estão para deixar de ser a real tendência?
A roupa só teve como única característica o vestir na época dos homens da caverna, que tinham a necessidade de cobrir sua intimidade. Ao longo do tempo, a roupa veio mostrando que sua função menos importante era essa. A sociedade passou a ver nas roupas uma forma de distinção social e pessoal. A roupa mostrou ter diversas funções como proteção, pudor, encobrimento, impudor, atração, comunicação, expressão individual, importância social, importância econômica, símbolo político, condição religiosa, lazer.
Porém, as roupas sempre tiveram caráter dúplice e diametralmente opostos, ou seja, a busca pela individualidade e a necessidade de integração social.
Como sou capaz de me definir como indivíduo se preciso me vestir como os outros para me sentir inserida socialmente?!
Foi no final da Idade Média e princípio do Renascimento, que a Moda surgiu como é hoje, com a noção de indivíduo e de sociedade através da tradição.
Com isso, a Moda passou a ser confundida com um princípio de leitura social e moral.
A Moda, hoje, dificilmente, poderá ser associada apenas à inserção de classe social. Ela passou a ser uma Moda de Consumo. Não é só fazer parte da sociedade que eu gostaria de estar inserida, é também poder consumir como ela consome, ou seja, de maneira desenfreada.
A Moda de Consumo é mais complexa do que a Moda de Classe, pois deve satisfazer os desejos de um consumidor altamente globalizado que busca definir sua identidade pessoal em meio a tanta informação.
Será que somos apenas Vítimas da Moda?!
Vamos refletir...
Vanessa Gondim
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