terça-feira, 5 de abril de 2011

O QUE SUA IMAGEM EXPRESSA?

Considerando que estamos vivendo um momento ímpar na história do homem em termos de conhecimento.. 
Considerando o fato de estarmos plugados com o mundo... 
Considerando que a globalização nos permite fazer escolhas... 
Por causa disso consideramos que não justifica as pessoas levarem a sua vida aceitando padrões aleatórios e impessoais, que não retratam ou expressam a individualidade da pessoa... 
O homem é bio-psico-social , por isso precisa ser atendido como tal... 
O VISAGISMO By PHILIP HALLAWELL, ao contrário do que as pessoas pensam, não está ligado somente à área de imagem pessoal, pode ser aplicado à sua casa (arquitetura e decoração), seu carro, seu vestuário, (roupas, calçados e acessórios), e a importância do design do corte de cabelo e a cor, tem um papel especial porque o rosto é a sede da identidade, e o cabelo faz parte do senso de identidade. 
Quando uma pessoa recebe a notícia que vai fazer quimioterapia a primeira reação dela é se seu cabelo vai cair. Parece fútil essa preocupação, considerando seu estado de saúde, mas o cabelo tem um papel fundamental porque pode afetar o senso de identidade. 
O que importa não é o tamanho ou a quantidade de cabelo, e sim a sua forma...
A neurociência explica que o cérebro emocional faz a primeira leitura, antes da informação ir para córtex visual, onde se racionaliza a imagem. Por isso “a primeira impressão é a que fica”... 
A sua imagem diz quem você é? 
Como saber se sua imagem corresponde ao que você é em sua essência? 
Além do que a imagem expressa, temos também um senso estético, e intuitivamente captamos se há harmonia e estética na imagem ... 
Há pessoas que se perdem , ou perdem o senso estético, porque focam tão somente nos modismos e tendências. 
Aliás, o sentido da palavra tendência, está deturpado pela massa, pois a tendência propriamente dita, pode expressar um momento histórico. 
Por exemplo, em arquitetura e decoração, a partir do fatídico dia 11 de setembro, começaram-se a criar ambientes aconchegantes porque as pessoas passaram a sentir necessidade de estarem juntos aos seus familiares e começaram a prezar as reuniões com amigos... 
Na crise financeira atual, as roupas coloridas vieram dar o toque de alegria.... Isso sim é tendência... 
Tendência é diferente de modismos...
TENDÊNCIA - Trend = virar – O uso da palavra surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, quando a sociedade rompeu com um passado conformista pra abraçar as diferenças individuais. Nascia o conceito “a última tendência”. 
Ex: O atendimento personalizado é a grande tendência do momento. O que é o VISAGISMO: É a arte de criar um estilo personalizado. 


“VISAGISMO é COSTUMIZAÇÃO da imagem pessoal em que se revela a IDENTIDADE verdadeira de uma pessoa. A criação do estilo personalizado é antigo, mas incomum…. As pessoas geralmente preferem seguir os “modismos”. (Philip Hallawell – autor do conceito) 


MODA: Uso passageiro que rege, de acordo com o gosto do momento, a maneira de viver, de vestir etc ... 


Creio que as pessoas querem viver de uma forma mais autêntica, e também querem ser felizes pelo que são e não pelo que outros querem ou determinam. 
A liberdade está relacionada com identidade no sentido de todos nós queremos ser felizes pelo que somos em nossa essência.
Por que eu tenho que ter ou usar este ou aquele padrão imposto por alguém?
Não é aceitável que em tempos de globalização e em plena era do conhecimento, não saibamos ou não vivamos a plenitude do que somos e nem expressemos nossa essência.... Vamos resgatar nossa identidade e expressar sempre o que somos e não o que os outros querem que sejamos para seu próprio proveito...


Lígia Lima Consultora de Imagem Visagista, Formada em Engenharia de Corte pela Academia Pivot Point, Colorista formada pela Network do Brasil; Formada em Visagismo por Philip Hallawell, Assessorou Philip Hallawell em cursos de Visagismo durante 4 anos. Ministra palestras, workshops e cursos de Visagismo 
Studio Liz - Avenida Pereira Teixeira, 191, 
Centro. 
Tel. (32) 3333-7326 Barbacena - Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário