quinta-feira, 3 de março de 2011

MODA E VISAGISMO



Nos dias atuais, precisamos fazer uma reflexão profunda e oportuna sobre o fato do porque as pes­soas querem (para alguns chega a ser uma neces­sidade) sempre andar na moda, estar na moda... Porque seu guarda-roupa está cheio e você diz que não tem roupa? Como a moda está em todos os lugares e alcança todas as classes sociais... O que a moda tem a dizer a nosso respeito?
“Quais jogos pulsionais estão engajados na moda?” “Abrir nossos olhos sobre o novo é um dos fundamentos da moda, exigência que por sua vez tem um objeti­vo essencial: abrir os olhos de quem nos observa”. Teremos olhos abertos sobre nós mesmos?
O Visagismo tem como principal proposta le­var a pessoa a uma reflexão sobre si mesmo, o que sua imagem expressa e o que ela quer expressar com sua imagem. Como isso pode afetar a ma­neira como as pessoas lidam com ela, e acima de tudo, afetar o seu próprio comportamento, tudo isso embasado no conceito da Escola de Bauhaus - “A Função define a forma”.
A reflexão parte do princípio que quando nasce­mos somos “a estrela” principal da casa, e todos os olhares se voltam para o bebê. Um olhar “novo” so­bre si mesmo, como a moda propõe. É talvez a bus­ca do desejo de reencontrar aquele olhar que pousou sobre nós desde o nascimento até os primeiros anos da infância, quando éramos “a criação” mais nova na existência de nossos pais e abríamos nossos olhos para o mundo. Tem a ver com o sentimento de aprovação, de aceitação...
A anterioridade do visual e sua proxi­midade como os processos inconscientes, em um re­gistro ao mesmo tempo mais comum e mais inacessí­vel que a linguagem. Isso explica porque uma crian­ça reage com a chegada de outro irmão... Os olhares se voltarão para o outro que chegou, provocando re­ações adversas.... Tem a ver com o sentimento de aprovação, de aceitação... E este também pode ser um motivo pelo qual as pessoas tentam ser aceitas, cada uma de uma forma e dentro do seu contexto de vida, mas a imagem que ela expressa, chega primeiro.
O VISAGISMO nos ajuda nessa reflexão. O conceito VI­SAGISMO BY PHILLIP HALLAWELL, é uma instrução em lingua­gem visual, que elucida a respeito das mensagens sublimina­res que e imagem expressa, e pode responder à questões inimagináveis.... A maioria das pessoas tem a informação que tudo o que é li­gado à moda é fútil... assim como muitas pessoas acham que o trabalho de imagem pessoal em ge­ral é permeado de futilidade. Pode haver pessoas que lidam com o assunto com certa fu­tilidade, e isso depende da maneira como cada profissional trabalha. Para mim não é assim, pois creio que tem a imagem chega primeiro, antes de 30 segundos temos uma imprensão da imagem em questão, por isso, tem essência... A maneira como a pessoa se veste revela muito da pessoa pois expressa seu estilo.
O Visagismo me trouxe um diferencial que, profissionalmente me preenche totalmente, porque quando trabalho uma imagem, eu penso na pessoa de dentro para fora, penso em essência, e o conhecimento de linguagem visual me dá essa autoridade. Tudo depende do foco do profissional. Trabalhar no rosto, significa mexer na iden­tidade e o cabelo faz parte do senso de identidade de uma pessoa, por isso não pode ser, ou não deveria ser superficial ou ser tratado de qualquer maneira.
É maravilhoso quando presenciamos o encontro da beleza interior com a bele­za exterior.
Promover esse encontro é o trabalho do Visagista...
Isso não tem preço...
Lígia Lima
STUDIO LIZ
Consultora Visagista