terça-feira, 16 de agosto de 2011

BAUHAUS - A FUNÇÃO DEFINE A FORMA


“A FUNÇÃO DEFINE A FORMA”
Você já parou para pensar sobre o que sua imagem diz sobre você?
A sua imagem diz algo sobre você e a maneira como você se veste, o corte de cabelo, maquiagem ou roupa e acessórios vão
expressar algo a seu respeito, por isso você precisa refletir sobre o que você quer expressar sobre si mesmo antes de decidir como vai se apresentar.
Às vezes temos uma impressão de uma pessoa, e quando surge uma oportunidade de convivência, percebemos que o que ela está passando não é justo com quem de fato ela é em sua essência.
Com toda a certeza, o corte de cabelo, a maquiagem, roupas e acessórios que a pessoa está usando, está comprometendo o que as pessoas pensam sobre ela.... E mais sério é afetar a ela mesma, pois o que a pessoa vê no espelho, afeta o que ela pensa sobre si mesma...
O VISAGISTA trabalha de uma forma direcionada, realiza o trabalho com intenção de expressar algo... Usa o processo criativo para interpretar a imagem de tal maneira que a intenção do cliente seja traduzida em sua imagem.
No final do século XIX, o arquiteto Louis Sullivan estabeleceu um conceito que mudou radicalmente a arquitetura e todas as outras artes aplicadas.
“A FUNÇÃO DEFINE A FORMA”
Em 1918, Walter Gropius e um influente grupo de artistas, fundaram a ESCOLA DE ARTES BAUHAUS, uma escola alemã, que conseguiu unir todas as artes aplicadas porque passaram a falar a mesma língua e seus ensinamentos mudaram definitivamente toda a área de artes visuais, desde as Belas Artes ao Design.
A importância desta escola consiste em ter conseguido a união de todas as artes, objetivo proposto já por escolas anteriores mas nunca alcançado.
A FORMA SEMPRE SEGUE A FUNÇÃO
A Função define o Conceito e a Forma
O que aquela imagem vai transmitir tem que ser pensado antes de pensar se vai ser esteticamente agradável.
Antes de criar a imagem, temos que refletir sobre o que essa imagem vai expressar... e se assim criamos, consequentemente a imagem vai ter harmonia e estética.
A imagem realizada sem intenção nos torna artesãos, mas com intenção de expressar algo, nos torna artistas, criadores da real beleza...
Sua imagem diz quem você é?