quinta-feira, 9 de abril de 2009

A VERDADEIRA BELEZA VEM DE DENTRO






"O CORAÇÃO ALEGRE, AFORMOSEIA O ROSTO,


MAS O ESPÍRITO ABATIDO FAZ SECAR OS OSSOS".




O que é maravilhoso no Visagismo by Philip Hallawell, é a possibilidade de expressar na imagem da pessoa, sua verdadeira identidade, sua verdadeira beleza, ao contrário do que prega a ditadura da beleza.


Desde que comecei a aplicar o conceito no meu salão, além do número de clientes triplicar, pois quem não quer um atendimento personalizado? - além disso, a realização profissional e pessoal que me proporciona, pois hoje


posso afirmar que tornei-me criadora da real beleza, e é impagável participar


do momento em que a cliente se olha no espelho, e à olho nu,


você presencia o encontro da beleza interior com a beleza exterior.


Para nós profissionais da área da beleza, nada nos enche tanto o coração como presenciar esse momento em que a cliente diz: _ "Esta sou eu".

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Sobre PHILIP HALLAWELL






Philip Hallawell foi educado na Inglaterra e nos EUA. É autor dos livros da série À Mão Livre (Ed. Melhoramentos) e criou e apresentou a série da TV Cultura À Mão Livre. É artista plástico com mais de 45 exposições desde 1975. É arte educador e palestrante, com especialização na linguagem visual e em criatividade.

LIVRO - VISAGISMO HARMONIA E ESTÉTICA










Autor: PHILIP HALLAWELL


Editora: SENAC SÃO PAULO EDITORA


288 páginas, 143 ilustrações




Este livro é a base de um projeto que visa estabelecer um novo conceito de criação da imagem pessoal e uma consciência da sua importância.
A palavra visagismo é derivada do francês visage (rosto). É a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), por meio da maquilagem, do corte, da coloração e do penteado do cabelo.
O livro revela as características do rosto humano, quais são e como reconhecê-las: a estrutura e a anatomia da cabeça, os formatos de rosto, as proporções do rosto e do corpo, os diversos formatos das feições (olhos, boca, nariz, queixo, pescoço e ombros) e as cores das peles brancas e negras.


(Philip Hallawell)

A BELEZA DOS TEMPERAMENTOS




(Texto de Philip Hallawell)


BELEZA SANGÜÍNEA é luminosa e vibrante. Dinâmica, festiva e motivadora. É também destemida e criativa. Ligada ao sol, sua cor é o amarelo. Irradia alegria e entusiasmo.
A personalidade sangüínea é caracterizada pela extroversão e a energia. Sangüíneos ocupam espaço e gostam de estar no centro de atenções. Gesticulam muito, são inquietos e falam e riam alto. São curiosos e motivados por novidades. Não gostam de rotina, nem de ficar confinados, por isso preferem trabalhar fora de escritórios. Também gostam de pessoas e têm facilidade de entusiasmar os outros. Não têm medo de novas empreitadas, mas podem ser impulsivos e, até, imprudentes.
No entanto, têm dificuldade em se estruturar, se concentrar e de ser constante, o que pode levá-los a serem superficiais. Por isso freqüentemente não terminam o que começam e são dispersivos e desorganizados. Às vezes são inconvenientes, por causa do entusiasmo excessivo. São desligados e “esquecidos” e com tendência a sofrer acidentes.

A BELEZA FLEUMÁTICA é serena e espiritualizada. Meiga, acolhedora e abnegada. É também diplomática e amigável. Ligada ao éter, sua cor é o roxo. Transmite segurança e paz.
Os fleumáticos são amigáveis, pacientes e abnegados. São pacificadores e diplomáticos, pois não gostam de confrontos. Precisam de segurança, portanto não gostam de riscos. São constantes e fieis. São amorosos e carinhosos e transmitem um senso de satisfação e bem-estar. São adaptáveis e flexíveis, enquanto a sua comodidade não seja afetada. Não são competitivos, nem ambiciosos. Satisfazem-se com pouco. Isso podem torná-los acomodados, desinteressados e, até, indolentes. Tendem a fugir de responsabilidades. Não gostam de incomodar os outros, porque não gostam de ser incomodados. Freqüentemente, deixam as escolhas para os outros, pensando que estão sendo agradáveis, sem perceber que isso pode ser muito irritante e deixa uma imagem de indeciso.


A BELEZA MELANCÓLICA é elegante, sensível e artística. Profunda, charmosa e sofisticada. É ligada à água, sua cor é o azul. Transmite calma e organização.
Os melancólicos são sensíveis, quietos e introvertidos. Prezam a eficiência e competência, podendo ser perfeccionistas. São profundos, reflexivos e pensadores, com inclinação artística ou científica. Têm bom gosto e são refinados, com aparência bem cuidada. Preservam seu espaço e não gostam que sua privacidade seja invadida. Muitos são meigos e prestativos.
Relutam em se arriscar e tendem a ser ansiosos. São organizados e gostam de manter listas de tarefas, com tendência à inflexibilidade quanto a normas e regras. Essa característica pode fazer com que se tornem controladores e conservadores, tolhendo sua criatividade, embora idéias não lhes faltam.

A BELEZA COLÉRICA expressa muita atitude. Poderosa, passional e independente, é também líder. Ligada ao coração, sua cor é o vermelho. Transmite força, coragem e determinação.
Os coléricos são pessoas fortes e decididas. Têm opiniões que expressam e defendem com força e paixão, o que faz com que pareçam intransigentes e autoritários. São emotivos e intensos. Podem ser explosivos, mas não guardam rancor. São fieis, corajosos, generosos e prezam a lealdade. Atuam em linha reta, perseguindo objetivos, e são obstinados, com tendência a serem teimosos. Terminam o que começam
São motivados por desafios e podem ser insensíveis na busca dos seus objetivos. São dominadores, impacientes e intolerantes e podem ser arrogantes e orgulhosos. São líderes que podem se transformar em tiranos.

STUDIO LIZ - REVELA O MELHOR EM VOCÊ!








Por que VISAGISMO?

Para criar beleza não é suficiente pensar somente na parte estética, ou seja, em equilibrar as formas, ou corrigir traços físicos.
É preciso expressar uma qualidade que a pessoa possui. Pensa-se primeiro em quem o cliente é, no seu estilo de vida, sua personalidade, suas necessidades particulares, profissionais e suas preferências. Depois é que se pensa no que ficará bonito.
Visagismo é customização da imagemA customização vai na contra-mão da massificação. Implica no abandono de fórmulas, regras e padrões e na adoção de procedimentos e atitudes que estimulem a criatividade. Não há soluções prontas, porque cada pessoa é única. As tendências de moda precisam ser adaptadas para cada pessoa e deve ser observado se são apropriadas. Significa livrar-se da tirania dos modismos, mas mantendo o direito de brincar com eles. Significa buscar e expressar na imagem a verdadeira identidade, a beleza de dentro para fora e não o contrário como é a regra da ditadura da beleza.
(Philip Hallawell)

Júlia

Júlia tem o rosto oval, o que denota uma personalidade sensível, artística, profunda e sofisticada.
É estudante, tem 17 anos, mas sua imagem estava infantil e tristonha.

Na consultoria expressou o desejo de ter uma imagem menos “menina” e parecer mais jovem, mais “mulherão”, e não queria alterar o comprimento do cabelo. (Nessa idade tudo o que elas querem é parecer mais “velha”).
O corte trouxe linhas com um ondulado largo que remete ao “mulherão” ao sensual.
A cor levemente dourada deu um ar sofisticado e alegrou o rosto de Júlia.

Ela amou o resultado pois não se vê mais como uma “menininha” .

terça-feira, 7 de abril de 2009

VISAGISMO NO STUDIO LIZ




Cilene tem um rosto hexagonal com base reta, o que indica uma personalidade dinâmica, alegre, extrovertida, comunicativa, mas sua imagem não expressava isso. Na consultoria, sua principal queixa era que estava cansada de ser vista como uma pessoa brava, dura... e que as pessoas sempre diziam que tinham medo de chegar à ela. Queria expressar leveza, suavidade, alegria, dinamismo....




De acordo com a linguagem visual, e com o que ela queria expressar, Lígia Lima criou uma imagem mais leve, trabalhou a cor equilibrando o volume que estava mais na parte inferior. Realizou uma linha de corte com movimentos para fora, com linhas dinâmicas, que expressava seu lado mais solto e alegre. Sua sobrancelha também estava arredondada, fazendo cair seu olhar, e foi feita com ângulos reforçando a leveza que ela buscava.




Como médica e como pessoa, sua imagem estava comprometida.


Após o trabalho realizado, Dra. Cilene deu-nos o feed back dizendo o quanto foi importante para ela realizar esse trabalho, pois ela sentiu que as pessoas mudaram, chegando-se a ela com mais liberdade. Quebrou-se aquela imagem de brava e durona.