terça-feira, 15 de novembro de 2011

MODISMO E TENDÊNCIA

rnale  
Modismo e Tendência
Não sou expert no assunto, mas me atrevo a dar a minha opinião...
Existem tendências de fato e "pseudo-tendências" ... Pseudo-tendências  porque “modismos” e oportunismos têm sido chamados tendências.
As tendências são provocadas por mudanças estruturais na sociedade e podem ser estabelecidas a curto, médio e longo prazo.
MODA:
Uso passageiro que rege, de acordo com o gosto do momento, a maneira de viver, de vestir etc
TENDÊNCIA - Trend = virar – O uso da palavra surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, quando a sociedade rompeu com um passado conformista para abraçar as diferenças individuais. Nascia o conceito  “a última tendência”.
Mas o que mais é visível nos dias de hoje é o quanto as pessoas têm buscado e desejado identificar seu próprio estilo, por isso o atendimento personalizado sim, este sim, é a grande tendência do momento.
Nunca a profissão de Consultoria de Imagem esteve tão em alta, e é sonho de consumo de pessoas que querem identificar o seu próprio estilo pela possibilidade de ser autêntica em sua vida através de sua imagem.
Um bom exemplo do que é tendência no momento atual é a moda Color Block que surgiu depois e por causa da crise financeira mundial de 2008, e tende a continuar pque outra crise veio.
E o que tem a ver a moda colorida com a crise mundial?
As roupas coloridas alegram as ruas, as vitrines, e desvia a atenção das pessoas do assunto, e cria alegria nos ambientes.
Depois de 11 de setembro, na arquitetura, os ambientes aconchegantes ficaram em alta, porque, as pessoas perceberam o quanto precisavam conviver mais com seus queridos.
Enfim o que é realmente importante é que cada pessoa tenha a oportunidade de conhecer-se a si mesmo e assim identificar o seu próprio estilo, e descobrir que é possível a cada ser humano ser feliz sendo ele mesmo.
Quando a pessoa tem a oportunidade de se descobrir, ou se redescobrir, ela encontra o caminho de sua própria vida e deixa de sentir necessidade de  seguir a modismos que são apenas uma maneira da pessoa se autoafirmar diante da sociedade, pela própria necessidade básica do ser humano de ser aceito e amado.
Encontrar, identificar e viver seu próprio estilo chama-se resgate de identidade, ou seja, a possibilidade de cada um ser ele mesmo, e esta sim é a grande tendência...

E o VISAGISMO é a arte de criar uma imagem lizada....
Bjs,
Ligia Lima
Consultora Visagista