segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O chamado da Beleza e o pintor cego

O chamado da Beleza e o pintor cego


“Um dos mais desoladores aspectos da nossa época é a total destruição na consciência das pessoas de tudo que está ligado a uma percepção consciente do belo. A moderna cultura de massas, voltada para o "consumidor", a civilização da prótese, está mutilando as almas das pessoas, criando barreiras entre o homem e as questões fundamentais da sua existência, entre o homem e a consciência de si próprio enquanto ser espiritual. 
O artista, porém, não pode ficar surdo ao chamado da beleza; só ela pode definir e organizar sua vontade criadora, permitindo-lhe, então, transmitir aos outros a sua fé. Um artista sem fé é como um pintor que houvesse nascido cego”. 
A. Tarkovski, 1998

Como profissionais da área da beleza, devemos ter a consciência da nossa responsabilidade, pois na realidade somos criadores da beleza... 
O número de pessoas insatisfeitas com cabeleireiros é acima da média, e isso nos leva a refletir: 
A formação do profissional no Brasil ainda é precária ou o profissional é acomodado?
Com as oportunidades que existem hoje, penso eu que o profissional é acomodado, e isso aliado à falta de critério para abertura de um salão, promove um nível de profissionais abaixo da média.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam esta não é uma profissão fácil para ganhar dinheiro, antes de tudo exige vocação.
Significado de Vocação:
s.f. Ato ou efeito de chamar (-se). / Tendência ou inclinação para um estado, uma profissão etc.: vocação literária. / Apelo ao sacerdócio ou à vida religiosa. / Fig. Aptidão natural; talento: um médico de vocação.

Profissão requer vocação... Sem vocação não há entrega, não há satisfação... Gostar do que faz é diferente de fazer o que gosta.
Na área de imagem pessoal, a vocação é fundamental, pois partimos do princípio que o rosto é o principal elemento que define a identidade de uma pessoa e que qualquer mudança que se faça ao rosto ou ao cabelo muda o senso de identidade, por isso mais séria se torna nossa profissão, pois trabalhamos diretamente com o senso de identidade.
O profissional da área de imagem pessoal que é VISAGISTA tem em mãos uma ferramenta preciosa para expressar o melhor de cada um, pois busca a beleza das pessoas de dentro para fora...
Só uma pessoa vocacionada usa sua percepção consciente do belo, permitindo a evolução do processo criativo, e o faz de uma maneira prazeirosa, por isso trabalha até 14, 16 horas por dia sem sentir peso. Sua satisfação é ver o resultado do seu trabalho refletido nos olhos de seu cliente quando promove o encontro da beleza interior com a beleza exterior. Isso não tem preço.

Ligia Lima
Consultora Visagista

2 comentários:

  1. Ligia, você é simplesmente maravilhosa; adimiro muitooo.... seu trabalho.
    beijos............

    ResponderExcluir
  2. Obrigada meu amigo... Eu também amo e admiro seu trabalho... Vc é muito especial... Um gde abraço,
    bjs

    ResponderExcluir