domingo, 23 de janeiro de 2011

MODA E INCONSCIENTE - Olhar de uma psicanalista.


Estou lendo um livro maravilhoso... MODA E INCONSCIENTE - Olhar de uma psicanalista de PASCALI NAVARRI - Editora SENAC.
Traz uma reflexão profunda e oportuna sobre o fato do porque as pessoas querem, (para alguns chega a ser uma necessidade) sempre andar na moda, estar na moda... pque seu guarda-roupa está cheio e vc diz que nao tem roupa, e em como a moda está em todos os lugares e alcança todas as classes sociais... O que a moda tem a dizer a nosso respeito?
Estou adorando, principalmente porque identifico claramente que o VISAGISMO & IMAGEM elucida, explica, informa, a respeito dessa reflexão.
"Quais jogos pulsionais estão engajados na moda?"
"Abrir nossos olhos sobre o novo é um dos fundamentos da moda, exigência que por sua vez tem um objetivo essencial: abrir os olhos de quem nos observa".
TEREMOS OLHOS ABERTOS SOBRE NÓS MESMOS?
Aí entra o Visagismo que nada mais nada menos tem como principal proposta levar à pessoa a uma reflexão sobre si mesmo, e sobre o que sua imagem expressa e o que ela quer expressar com sua imagem, e em como isso pode afetar à maneira como as pessoas lidam com ela, e acima de tudo, afetar o seu próprio comportamento, tudo isso embasado no conceito da Escola de Bauhauss - A FUNÇÃO DEFINE A FORMA". Tem a ver com o sentimento de aprovação, de aceitação...
A reflexão parte do princípio que quando nascemos somos "a estrela" principal da casa, e todos os olhares se voltam para o bebê. Um olhar "novo" sobre si mesmo, como a moda propõe, é talvez a busca do desejo de reencontrar aquele olhar que pousou sobre nós desde o nascimento até os primeiros anos da infância, qdo éramos, "a criação" mais nova na existência de nossos pais e abríamos nossos olhos para o mundo. A anterioridade do visual e sua proximidade como os processos inconscientes, em um registro ao mesmo tempo mais comum e mais inacessível que a linguagem.
Isso explica pque uma criança reage com a chegada de outro irmão... Os olhares se voltarão para o outro que chegou,provocando reações adversas.... e este tbém pode ser um motivo pelo qual as pessoas tentam ser aceitas, cada uma de uma forma e dentro do seu contexto de vida, mas a imagem que ela expressa, chega primeiro.
É por isso tbém que amo o conceito VISAGISMO, que traz o conhecimento de linguagem visual que explica as mensagens subliminares que e imagem expressa, e pode responder à questões inimagináveis....
A maioria das pessoas tem a informação subliminar que tudo o que é ligado à moda é fútil... assim como muitas pessoas acham que o trabalho de imagem pessoal em geral é permeado de futilidade. Tem sim muita futilidade, mas tem essência... depende da maneira como cada profissional trabalha.
O Visagismo me trouxe um diferencial que me preenche totalmente, porque quando eu trabalho uma imagem, eu penso na pessoa de dentro para fora, penso em essência, e o conhecimento de linguagem visual me dá essa autoridade. Tudo depende do foco do profissional. Tem muita gente que fez o curso de Visagismo e não abraçou, e argumentam que pra cortar um cabelo não precisa tanta profundidade. Só que trabalhar no rosto, significa mexer no senso de identidade, por isso não pode ser, ou nao deveria ser superficial. As pessoas preferem se apoiar na sua intuição, que pode falhar, e pode levar uma pessoa à depressão...
Mas o ideal é conciliar a beleza interior com a beleza exterior... promover esse encontro é o trabalho do visagista... isso não te preço...

O livro reforça o maravilhoso e profundo conceito criado por Philip Hallawell com maestria.
Demais o livro..... Acho que todo mundo devia ler, especialmente aos fashionistas, que no mundo de hoje não deixa de ser uma tribo, e que são formadores de opinião...
bjokas,
Ligia Lima

3 comentários:

  1. Com vc eu aprendi o q é aceitar os outros como eles são, respeitar a imagem d cada um, pois aprendi q existem as famosas mensagens subliminares em tudo q expressamos com nossa imagem. E se eu ja me amava muito, aprendi a amar ainda mais, pois estou me redescobrindo com cada conhecimento q adquiro dia apos dia de estudo do Visagismo. Ligia você é tudo !!! bjao e por favor nao pare nunca d dividir suas opinioes e este riquissimo conhecimento q possui. sou sua fã incondicional !!! admiraçao e respeito pra mim sao o q pautam minha amizade por vc. Juliene

    ResponderExcluir
  2. Com vc eu aprendi o q é aceitar os outros como eles são, respeitar a imagem d cada um, pois aprendi q existem as famosas mensagens subliminares em tudo q expressamos com nossa imagem. E se eu ja me amava muito, aprendi a amar ainda mais, pois estou me redescobrindo com cada conhecimento q adquiro dia apos dia de estudo do Visagismo. Ligia você é tudo !!! bjao e por favor nao pare nunca d dividir suas opinioes e este riquissimo conhecimento q possui. sou sua fã incondicional !!! admiraçao e respeito pra mim sao o q pautam minha amizade por vc. Juliene

    ResponderExcluir
  3. Ju, vc não imagina como suas palavras me tocam e me emocionam.... Significa que meu sonho está sendo realizado, pois sempre desejei que meu trabalho provocasse exatamente o que está provocando em você, ou seja, autorreflexão, autoestima, autoconhecimento e acima de tudo uma reação a tudo isso na prática...
    Obrigado por compartilhar isso comigo...
    Vc tem uma sensibilidade que tenho certeza que vai ser uma grande divulgadora desse conceito maravilhoso, revolucionário e tão importante nos dias de hoje....
    Obrigada,
    bjsss
    Ligia Lima

    21 de fevereiro de 2011 09:21

    ResponderExcluir